Graduação EAD Pedagogia (Graduação EAD - Universidade Metodista) - EducamaisEAD
Bem-vindo(a) Visitante, efetue seu login ou cadastre-se
 
educamaisead.com.br > Graduação EAD > Pedagogia (Graduação EAD - Universidade Metodista)
Graduação EAD

Pedagogia (Graduação EAD - Universidade Metodista)

Carga Horária de 3.840 horas/aula

Objetivo
Formar pedagogos com uma visão global do processo educativo cultural é a principal meta do curso de Pedagogia - Docência na Educação Infantil e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. O curso está formulado de acordo com a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB) e com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura. Tem por objetivo a formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos Cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. As atividades docentes também compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino. O curso de Pedagogia da Metodista forma o profissional da Educação focalizando o papel da pesquisa na formação do pedagogo-pesquisador e do professor reflexivo. Forma o docente da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental, preparado para atuar com crianças e adultos em diferentes espaços educativos, e o profissional da educação, capaz de atuar nos sistemas de ensino com capacidade de análise e compreensão das relações entre a política educacional e a prática escolar, bem como a compreensão das interfaces entre a docência, a gestão escolar e a gestão da educação. Cursando os três anos do curso, o estudante adquire a licenciatura em Pedagogia. Para a modalidade a distância, o curso desenvolve pesquisas por meio do GEPEAD - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação a Distância, que tem a participação da coordenação e dos professores-tutores. O corpo docente possui mestres e doutores com ampla experiência no campo da pesquisa e atuação em gestão escolar, nos níveis estadual e municipal; e docência, desde o ensino fundamental até a pós-graduação.

Público Alvo
Interessados em se graduar no curso de Pedagogia.

Metodologia
Os cursos de graduação a distância da Metodista são desenvolvidos por meio de teleaulas ao vivo, via satélite, para os Polos de Apoio Presencial, materiais produzidos, ferramentas de interação e pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que funciona via Internet. Pelo AVA, o aluno tem acesso aos agentes do curso (professores e coordenador), responsáveis pelo esclarecimento de dúvidas e correção de trabalhos. Ao se matricular em um curso de graduação EAD, o aluno receberá um Guia de Estudos online, com textos introdutórios, que servirão de apoio ao aprendizado de cada unidade do conteúdo programático.

Programa
1º PERÍODO
MÓDULO 1 – Educação brasileira: leituras históricas, sociológicas e filosóficas
40h - História da Educação: a construção do pensamento pedagógico brasileiro
40h - A sociedade como palco onde tudo acontece, inclusive a educação

MÓDULO 2 – A construção do pensamento educacional brasileiro e a ação pedagógica: primeiras aproximações
40h - Filosofia, Conhecimento e Educação: a construção do pensar brasileiro
30h - O possível e necessário diálogo entre Psicologia e Educação

MÓDULO 3 – Pesquisa em Educação: aspectos epistemológicos, metodológicos e da produção textual
Produção textual: leitura e redação 30
30h - Pesquisa em educação: sobre leituras, trabalhos acadêmicos e práticas de pesquisa
30h - Tecnologias de informação e mídias digitais na educação

2º PERÍODO
MÓDULO 4 – Educação Brasileira: construindo olhares a partir dos fundamentos
40h - Filosofia, Conhecimento e Educação: a construção do pensar brasileiro
40h - História da Educação: a construção do pensamento pedagógico brasileiro
40h - A sociedade como palco onde tudo acontece, inclusive a educação
60h - O possível e necessário diálogo entre Psicologia e Educação

MÓDULO 5 – Saberes docentes, identidade profissional e o sujeito coletivo: o processo educativo e as práticas de pesquisa
60h - Abordagens do processo educativo, saberes docentes e identidade profissional
40h - Pesquisa em educação: sobre leituras, trabalhos acadêmicos e práticas de pesquisa
40h - A Administração educacional e a organização dos sistemas de ensino

MÓDULO 6 – Corporeidade, Tecnologia e Cidadania: desafios éticos e pedagógicos
60h - Tecnologias de informação e mídias digitais na educação
60h - Corporeidade
40h - Ética e Cidadania

3º PERÍODO
MÓDULO 7 – Os saberes docentes e o processo educativo
30h - Abordagens do processo educativo, saberes docentes e identidade profissional
30h - Planejamento das atividades de ensino: processos de construção de aula e ambiência da aprendiz.
30h - Pedagogia da infância: identidade, natureza e sociedade
30h - O Brincar na educação infantil
30h - A Administração educacional e a organização dos sistemas de ensino

MÓDULO 8 – Leitura e escrita: para a construção de aprendizagens significativas
30h - Alfabetização de jovens e adultos
30h - Ensino de Língua Portuguesa: fundamentos
30h - Alfabetização, leitura e escrita no contexto educacional brasileiro

MÓDULO 9 – Teorias do currículo e práticas pedagógicas
30h - Pesquisa em educação: sobre leituras, trabalhos acadêmicos e práticas de pesquisa
30h - Currículo, cultura e sociedade: a construção da prática pedagógica na educação infantil e no ensino fundamental

4º PERÍODO
MÓDULO 10 – Diferentes contextos educativos e diferentes sujeitos em formação
40h - Pedagogia e empresa: fundamentos e práticas
40h - Educação inclusiva
40h - Educação das relações Étnico-Raciais

MÓDULO 11 – Conhecimento, Tecnologia e Formação do Professor
40h - A influência das pesquisas na formação do professor
60h - Comunicação matemática e resolução de problemas: fundamentos
40h - Ciências, tecnologia e qualidade de vida
60h - Ensino de Artes: fundamentos e prática

MÓDULO 12 – Diferentes leituras do mundo e cidadania
40h - Ensino de Língua Portuguesa: prática
40h - Ensino de História para reconstruir o mundo
40h - Educação geográfica e a construção da cidadania
60h - Alfabetização, leitura e escrita no contexto educacional brasileiro

5º PERÍODO
MÓDULO 13 – Ensino de Matemática, de Ciências e de Educação Física: tendências atuais
30h - A prática do Ensino de Educação Física
30h - Comunicação matemática e resolução de problemas: prática
30h - Ciências, tecnologia e qualidade de vida

MÓDULO 14 – Pesquisa e leitura crítica do mundo na escola
30h - A influência das pesquisas na formação do professor
30h - Ensino de História para reconstruir o mundo
30h - Educação geográfica e a construção da cidadania
30h - A reflexão da prática docente a partir do estágio

MÓDULO 15 – Projeto Político-Pedagógico e Avaliação: desafios para o sujeito coletivo
30h - Projeto político-pedagógico, pedagogia de projetos e a articulação do sujeito coletivo
30h - Avaliação em processos educativos: crítica, desafios e perspectivas

6º PERÍODO
MÓDULO 16 – Planejamento participativo e os processos pedagógicos na escola
60h - Planejamento participativo: construção, acompanhamento e avaliação
60h - O contexto da prática pedagógica e o contexto sócio-histórico dos alunos
60h - Espaços e processos pedagógicos da escola

MÓDULO 17 – Problemas contemporâneos: desafios para a escola
80h - Teorias educacionais e problemas pedagógicos contemporâneos: a construção de novas propostas
40h - Pedagogia e espaços educativos não-escolares
40h - Educação inclusiva
40h - Organização dos tempos escolares no ensino fundamental: séries e ciclos

MÓDULO 18 – A reflexão sobre as práticas educativas pela via da pesquisa
30h - A influência das pesquisas na formação do professor
40h - Produção textual: a construção do texto científico
30h - A reflexão da prática docente a partir do estágio

7º PERÍODO
MÓDULO 19 – Educação, Inclusão e Libras (Núcleo Comum)
30h - Educação Inclusiva e prática de ensino na transversalidade
30h - Linguística aplicada à educação bilíngue
30h - Prática de libras (Língua Brasileira de Sinais)

MÓDULO 20 – Prática Docente e Legislação Educacional: contribuições da educação comparada
30h - Educação Comparada
30h - Sociologia e Legislação Educacional: uma visão crítica de Educação
30h - A reflexão da prática docente a partir do estágio

MÓDULO 21 - Educação e interdisciplinaridade: propostas de intervenção
30h - Pluralidade Cultural e Orientação Sexual: uma abordagem interdisciplinar
30h - Psicopedagogia
30h - Probabilidade e Estatística aplicadas à Educação

8º PERÍODO
MÓDULO 22 – Contemporaneidade: novas narrativas e educação
30h - Literatura infanto-juvenil
30h - Arte, narrativas e educação
30h - Cinema e história em quadrinhos

MÓDULO 23 – Linguagens e Filosofia (Núcleo Comum)
40h - Filosofia
40h - Linguagem: pensamento e conhecimento (teoria e prática)

MÓDULO 24 – A construção da pesquisa e o Trabalho de Conclusão de Curso
30h - Projeto de pesquisa
30h - A construção do texto científico
30h - Elaboração do relatório de pesquisa

300h - Estágio Supervisionado I, II e III

Início
consultar Polo onde a matrícula foi efetuada

Término
4 anos

Horário
consultar Polo onde a matrícula foi efetuada

Para informações de valores, consulte um polo credenciado!

Selecione o polo mais próximo